" Seria possível que um cachorro - qualquer cachorro, mas principalmente um absolutamente incontrolável e maluco como o nosso - pudesse mostrar aos seres humanos o que realmente importava na vida? Eu acreditava que sim.
Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Simbolos de Status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve.
Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro.
Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele.
É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não.
(...) Às vezes, era preciso um cachorro com mau hálito, péssimos modos e intenções puras para nos ajudar a ver. "
Marley e Eu
John Grogan
30 de janeiro de 2010
" É preciso que se tolere duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas. "
" Às vezes, você conhece uma pessoa maravilhosa, mas apenas por um rápido instante. Talvez em férias, num trem ou até num fila de ônibus. E essa pessoa toca a sua vida por um momento, mas de uma maneira especial. E, em vez de lamentar o fato de ela não poder ficar com você por mais tempo ou por você não ter a oportunidade de conhecê-la melhor, não é mais sensato ficar satisfeito por ter chegado a conhecê-la um dia? "
“...É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar. A autoridade repousa sobre a razão. Se ordenares a teu povo que ele se lance ao mar, farão todos revolução...”
" O tempo passava. Lenta, muito lentamente, meus sentimentos começaram a mudar.
A paisagem do deserto muda muito gradualmente, enquanto leves brisas erguem grãos de areia e os movimentam, algumas vezes poucos centímetros, outras muitos quilômetros, de modo que, no fim do dia, quando o sol se põe, a face do deserto está completamente diferente da paisagem que havia de manhã, quando o sol se levantou sobre ele.
Do mesmo modo, minusculas mudanças se passavam em mim. "
Acordei assim hoje: com uma vontade imensa de falar sobre o que é realmente o amor e, por mais incrível que pareça, decidi começar com o que não é AMAR - até porque quero crer que muitos de nós conhecem melhor o que não é amor - alguns poucos se permitem viver relações para as quais estão prontos.
Não é amar: viver em função do outro, viver em uma confusão de pensamentos e sentimentos que tiram o foco, viver triste, com receio da perda, do abandono, da mentira, aceitar migalhas, viver se rastejando, falar o que não sente, conceder indefinidamente, adiar sonhos, encolher, esconder-se, deixar-se morrer, anular-se.
AMOR É MESMO UM MILAGRE.
Embora todos queiramos experimentá-lo, buscamos parceiros que não têm condições de nos mostrar o caminho. Não sabem, não conhecem o que é amar. Ignoram como é bom ter alguém por perto para compartilhar, ser e estar.
Então, ao final, como é isso? Como é viver uma relação onde cada um dá o seu melhor?
O amor floresce. Cada um decide - no dia-a-dia - escolher a relação. Com é viver dessa forma? Dois inteiros, dois que querem e investem no relacionamento, trocam?
Tenho amigos e amigas que vivem em histórias absurdas - aquelas que nascem para não dar certo. E a questão é sempre a mesma: SORTE, AZAR OU ESCOLHA? O que será? Fácil falar que não damos sorte no amor quando trazemos para nossas vidas tudo o que não dá, tudo o que não funciona, tudo o que não é amor.
Qualquer coisa
Pode ser paixão, excitação, autopunição, desejo - não sei. Pode ser qualquer coisa. Mas não AMOR. Essas situações mantém-nos reféns, nos fazem infantis, desajustados. Essas escolhas nos tornam eternos infelizes, vítimas, nos colocam no chão - abaixo do asfalto, abaixo do aceitável...
O AMOR É INCONDICIONAL...
Ah, essa coisa que muitos vivem por aí não, não é verdadeiramente amor... Pode ser controle, dependência, pode ser simplesmente escolha com base em crenças erradas... Aquelas mesmas que trazemos da infância e repetimos na vida adulta. Crenças como "só eu vou poder mudá-lo(a)", "ele(a) me ama, só não sabe", "está acontecendo algo - forças estranhas separam nosso amor", "ele(a) me quer - só não consegue aceitar", etc, etc.
O pior é achar que tudo isso É NORMAL. Saiba que NÃO É NORMAL. Normal deveria ser o bom. Viver uma relação sem o medo eminente da perda, sem dor, sem sofrimento, sem qualquer função que nos tira do nosso foco, nossos sonhos, nossos planos de crescimento e desenvolvimento humano.
Normalidade
Posso lhes afirmar NÃO É NORMAL viver querendo morrer... Relações com essa dinâmica viciam. São como um THRILLER - cheias de EMOÇÃO, DE ALTOS E BAIXOS, DE PAIXÃO, VIDA E MORTE. Atraem por ser SUPER, SOBRENATURAIS, ENIGMÁTICAS... Fazem-nos viver na ilusão fora da realidade, nos esquecer da verdade, do ser, do amor verdadeiro. Enganamo-nos...
E como vocês também devem conhecer ou viver histórias parecidas, essa semana, conversando com a amiga de uma amiga, um caso me trouxe à mente como num espelho uma questão que demonstra o quanto podemos nos tornar ridículos quando no deixamos envolver em relações doentes...
Ela estava envolvida com um rapaz mais jovem - desempregado, não havia estudado, ciumento, violento, envolvido com outras mulheres, sem escrúpulos, com valores distorcidos, sem qualquer possibilidade de acompanhá-la e ao seu filho... Enfim, um problema sem tamanho... O mais incrível era ouvi-la dizendo: "MAS EU O AMO!" E, o mais complexo, ter de dizer a ela: "ISSO NÃO É AMOR! É DOENÇA! Busque ajuda. Converse com pessoas que vivem relações saudáveis. Veja como vivem. O que esperam um do outro. Como é seu dia-a-dia. Nessas relações o que há é RESPEITO, HARMONIA, DEDICAÇÃO, RESPONSABILIDADE. Há um cuidar da relação que os mantém fortes, unidos, íntegros, saudáveis. Um conviver que faz bem. Não tem soluços, não têm idas e vindas, rompimentos e voltas..."
Não foi fácil, mas arrisquei e tentei convidá-la a refletir, pensar, compreender o que estava em jogo nessa teimosia. "AMOR", comentei com ela, "é diferente do que está vivendo! É tranqüilo no que pode ser, quente no que deve ser..." É esse o amor que podemos escolher: sem sobressaltos, sem dor, sem tristeza, um amor leve, livre, solto, um amor que vem para ficar, para uma vida, para o tempo que durar...
Um amor que, sim, terá altos e baixos, conquistas e derrotas. Mas que se sobressai a todos os percalços que a vida um dia traz. Permanece...
Desconhecido
21 de janeiro de 2010
Foto: Gettyimages
" Nenhuma dor deveria ser pensada sem se construírem pontes de alívio. Nenhuma falha deveria ser recuperada sem gerar um aprendizado. Caso contrário, sofrer é uma inutilidade.
Não sejam ingênuos.
Não é defensável que a dor em si mesma contribua para irrequecer a personalidade. A não ser que façamos certas conexões, a dor piora o ser humano, o medo o traumatiza, a culpa o asfixia. "
O Vendedor de Sonhos
Augusto Cury
20 de janeiro de 2010
Foto: Gisele
" Masa vida era um tipo de criatura irreprimível e, por mais que eu tentasse fingir que não estava ali, ela continuava a enfiar a cabeça através de quaisquer lacunas em minhas defesas e a me fazer brincar em sua companhia. "
Melancia
Marian Keyes
19 de janeiro de 2010
Foto: Gettyimages
" Quem é o encarregado aqui?
Gostaria de me queixar da minha vida. "
Melancia
Marian Keyes
18 de janeiro de 2010
17 de janeiro de 2010
" A dor nos cega e as frutações nos emburrece. "
O Vendedor de Sonhos - O Chamado
Augusto Cury
Foto: Aline Francescon
" Afinal, de quantas maneiras um coração pode ser destroçado e ainda continuar batendo? "
Lua Nova
Stephenie Meyer
16 de janeiro de 2010
Foto: Robson Padilha
" Mundos e vidas inteiros podem ser encontrados logo atrás das capas lustrosas. E tudo o que você precisa fazer é olhar. "
Melancia
Marian Keyes
15 de janeiro de 2010
Foto por: Pâmella Coracim
" É sempre má e triste a solidão. "
A Moreninha
Joaquim Manuel de Macedo
14 de janeiro de 2010
"Viver sem ser amado é como cortar as asas de um pássaro e tirar sua capacidade de voar. "
A Cabana
William P. Young
12 de janeiro de 2010
Foto: Gisele
" Como todo sofrimento, esse começou com uma aparente felicidade. "
A Menina que Roubava Livros
Markus Zusak
Foto: Gettyimages
" Liberdade é apenas mais uma palavra para definir a situação de quem não tem mais nada a perder. "
Melancia
Marian Keyes
11 de janeiro de 2010
" Soube, então, que a vida não respeitava circunstâncias. A força que atira em nós os desastres não diz: ' Bem, não darei a ela aquele caroço no seio antes de pelo menos um ano. É melhor deixar que se recupere primeiro da morte da mãe. ' A vida simplesmente vai em frente e faz o que tem vontade, sempre que tem vontade. "
Melancia
Marian Keyes
10 de janeiro de 2010
Foto: Gettyimages
" ... Porque nas lágrimas de amor há, como na saudade, uma doce amargura, que é veneno que não mata, por vir sempre temperado com o reativo da esperança. "
A Moreninha
Joaquim Manuel de Macedo
9 de janeiro de 2010
" Eu nunca fora forte o bastante para lidar com as coisas que estavam fora do meu controle, atacar os inimigos ou superá-los. Evitar a dor. Sempre humana e fraca, a única coisa de que eu era capaz era continuar. Suportar. Sobreviver. "
Amanhecer
Stephenie Meyer
Gisele
" - Incrível - murmurou Edward - Como alguém tão minúscula pode ser tão irritante?
Alice riu.
- É um talento! "
Eclipse
Stephenie Meyer
8 de janeiro de 2010
" As vezes as pessoas são bonitas.
Não pela aparência física,
Nem pelo que dizem,
Só pelo que são. "
Eu Sou o Mensageiro
Markus Zusak
4 de janeiro de 2010
" Nossa Terra é como uma criança que cresceu sem pais, não tendo ninguém para guiá-la e orientá-la. Alguns tentaram ajudá-la, mas a maioria procurou simplesmente usá-la. Os seres humanos, que receberam a tarefa de guiar amorosamente o mundo, em vez disso o saquearam sem qualquer consideração. E pensaram pouco nos próprios filhos, que vão herdar sua falta de amor. Por isso, usam e abusam da Terra e, quando ela estremece ou reage, se ofendem e levantam os punhos contra Deus. "
A Cabana
William P. Young
2 de janeiro de 2010
Gettyimages
" Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos. Mas se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura. "
Carlos Drummond de Andrade
" - Mas se você devolvê-la machucada novamente... e não me importa se quem seja a culpa, não me importo se ela apenas tropeçar, ou se um meteoro cair no céu e a atingir na cabeça... se você devolvê-la a mim num estado menos perfeito do que eu a deixei, passará a correr com três pernas. Entendeu isso, vira-lata? "